sexta-feira, 3 de maio de 2013

PRIMEIRO MINISTRO FALARÁ HOJE AO PAÍS

E hoje dia em que se anunciam, mais cortes, mais medidas de austeridade, sabemos lá mais o quê! Até estamos com medo de ver logo as noticias e verificar o que aí vem. Com certeza mais do mesmo.
 
É lamentável se continuarmos na mesma linha, pois o comum português não tem mais onde cortar.
 
Senhores Governantes, não digam que não têm alternativas, porque têm. E que tal começarem a reduzir na Vossa própria classe!? E que tal reduzirem nas mordomias que são dadas a determinados cargos públicos!?
 
Enfim, haveria tanto por onde começar, e poderiam ser vocês a dar o exemplo. Mas quando até o TC toma uma decisão com base nos cortes que eles próprios iriam sofrer e que deixam no ar a pairar a dúvida do que foi mesmo que os levou a tomar tal decisão, se a lei ou algo superior a isso...infelizmente é assim. O Homem é um ser eminentemente mau, e egoísta por natureza, mas ao mesmo tempo é um animal social e incapaz de viver sem ser em sociedade, por isso necessita de regras, às quais hoje chamamos de leis, para que regule as suas acções e não permita que a sua maldade prevaleça, controlando assim de alguma forma as acções humanas que poderiam ser menos próprias, mas como essas leis são igualmente feitas por esses mesmos homens, com certeza não são perfeitas, e são incapazes de acautelar todas as injustiças.

Por isso, resta-nos esperar que exista bom senso, mas como é óbvio e uma vez que outras medidas foram impedidas de ser realizadas, vamos desta vez ver grandes cortes em pensionistas, o que é de todo inadmissível uma vez que se encontram a receber o que é seu por direito e o qual obteram fruto do seu trabalho e descontos como que de um fundo de reserva se tratasse e agora vêm essa ideia esmorecer e não passar de um sonho distante. E vamos ver muitos cortes na função pública provavelmente com algumas pessoas a ficarem sem o seu posto de trabalho. Mas enfim isto somos para aqui nós a tentar adivinhar, uma vez que parece que de uma forma ou de outra, com estrutura diferente de linguagem ou elaboração, os cortes vão parar sempre aos mesmos bolsos e classes.

Bom parece que já chegou o tempo de abrandar a austeridade sempre a cair em cima dos mesmo e agora tentarem de alguma forma ser mais originais, porque parece-nos que a conversa do não se pode fazer mais, ou, não há mais por onde cortar, já não pega. Senhores governantes, e nós que até gostamos e primamos pela justiça na avaliação e até lhes temos dado muitas vezes razão quando quase todas as vozes se levantam contra vocês, desta vez pedimos apenas, sejam mais originais e comecem por cortar verdadeiramente na despesa publica, a começar por certas regalias que os Senhores mantêm e que neste momento de austeridade nos parecem de todo despropositadas, pois se estamos em austeridade, esta tem que ser para todos e não apenas para alguns.

Fica só um exemplo, em alguns países, aos deputados é-lhes dado apenas o passe social e estes deslocam-se para a Assembleia da República (o seu local de trabalho) de transportes públicos, quem diz deputados diz outros altos cargos públicos e suas respectivas regalias. Porque em Portugal não pode ser igual e tem que ser diferente? Por questões de segurança? Quem não deve não teme...

Esperamos estar enganados e desta vez sermos surpreendidos pela positiva!

R.A.O.

Sem comentários:

Enviar um comentário